Estão abertas, até dia 10 de maio de 2024, candidaturas de projetos de âmbito jornalístico que beneficiem e promovam a capacitação dos editores regionais com ferramentas de natureza digital.
//= get_the_excerpt(); ?>Decorrente da transposição da Diretiva do Direito de Autor no Mercado Único Digital que reconheceu no ordenamento jurídico nacional o direito conexo dos editores da imprensa, foi acordado com o Google no processo de negociações promovidas pela VISAPRESS no âmbito do licenciamento da utilização dos conteúdos dos editores da imprensa regional, a atribuição à VISAPRESS da verba de €250.000,00 destinada à implementação de projetos de âmbito jornalístico que beneficiem e promovam a capacitação daqueles editores com ferramentas de natureza digital.
É, pois, neste contexto e num processo de total transparência, que o Conselho de Administração da VISAPRESS decidiu convidar os seus cooperadores, a apresentarem, propostas detalhadas para aplicação do montante supra referido, subordinadas aos seguintes requisitos:
- Potenciar a digitalização e inovação no sector dos media regionais e locais.
- Permitir uma melhoria das operações digitais dos media, no que diz respeito tanto à produção editorial, como à componente de negócio.
- Ter em consideração as realidades e os desafios distintos dos vários media regionais e locais, nomeadamente no que concerne aos diferentes níveis de maturidade digital, às diferentes escalas das respetivas operações e aos diferentes modelos de negócio já adotados.
- Traduzir-se em resultados demonstráveis e quantificáveis para cada um dos meios envolvidos.
- Apontar para implementações com ganhos de curto e médio prazo.
- Fomentar dinâmicas de aprendizagem Intra setor.
- Ser executado por uma equipa dedicada em exclusividade e a tempo inteiro
- Abranger um universo de 40 a 60 editores regionais
- Escalonamento do plano financeiro de suporte à proposta objeto deste concurso;
- Adverte-se todos os concorrentes que, em caso algum, é permitido qualquer decisão que se configure como discriminatória dos editores da imprensa regional abrangidos pelos propósitos subjacente do concurso que ora de promove.
Acresce, ainda, informar todos os cooperadores que pretendam candidatar-se, que a seleção das candidaturas será efetuada por um júri de 3 entidades de reconhecido mérito internacional, académico e jornalístico.
Para além dos requisitos acima referidos o Júri terá ainda em consideração a experiência e notoriedade dos cooperadores quer no mercado digital quer ainda em imprensa.
Fazemos notar que só o podem candidatar-se se tiverem passado dois anos da última candidatura ganha ou se o concurso, numa primeira fase, ficar sem candidaturas válidas e que devem apresentar conjuntamente com a proposta de candidatura, documento comprovativo da situação regularizada relativamente a dividas por contribuições para a segurança social e a dividas por impostos ao Estado, sendo a falta destes comprovativos causa de exclusão.
As propostas de candidatura ou mais informações devem ser dirigidas ao Conselho de Administração da VISAPRESS e apresentadas, até dia 10 de maio do corrente ano, por correio eletrónico para o endereço de e-mail: candidaturas@visapress.pt